quinta-feira, 20 de novembro de 2008

sábados para a família na festa da castanha


a câmara municipal de santa maria da feira, promoveu no passado sábado, dia 15 de novembro, mais uma actividade de sábados para a família, juntamente com a associação de pais da EB1 sobral – mozelos.
com partida pela manhãzinha, 50 participantes entre pais e filhos viajaram até à cidade da guarda, onde visitaram a sé catedral e a zona histórica desta cidade, a mais alta de portugal.
seguiram viagem até à freguesia de meios, com cerca de 260 habitantes para um almoço típico desta zona, onde não deixaram de marcar presença as deliciosas sobremesas, algumas confeccionadas com castanhas.
terminado o almoço seguiu-se a caminhada para o tão esperado rebusco, que é a apanha de castanhas nos soitos. de bolsos cheios de castanhas, as famílias continuaram o percurso até ao museu da tecelagem. neste museu as famílias ficaram a conhecer as várias fases de construção de um cobertor de papa ou manta de retalhos.
estando alguns dos mais novos já cansados, aproveitaram a boleia de uma égua, normalmente utilizada para transporte de ramos de árvores, para se deslocar até ao local onde já se iniciava o magusto.
com as castanhas a assar na fogueira de caruma, conhecida também pelos pais e crianças do nosso concelho por agulhas ou moliço, pais e filhos puderam provar as castanhas e os adultos degustar a jeropiga.

poderão encontrar mais fotografias sobre esta actividade aqui, disponibilizadas pela associação de pais da EB1 sobral – mozelos.

sábados para a família, promove mais uma actividade no próximo sábado, 22 de novembro, com as associações de pais de azevedo – c.s. jorge, prime – mozelos e pousadela – nogueira da regedoura, tendo como tema o vidro.

agradecimento da associação de pais da EB1 sobral - mozelos
bom dia
queremos felicitar toda a equipa do centro de recursos educativos pelo sábado maravilhoso que proporcionaram às famílias da EB1 do sobral participantes da festa da castanha na freguesia de meios, concelho da guarda.
à chegada o cansaço era natural e infelizmente não tivemos oportunidade de vos agradecer em nome dos participantes pelo que estamos a fazer através deste e-mail.
a avaliação das famílias é de nota máxima, todos saíram e regressaram à EB1 do sobral felizes. as famílias que não puderam participar por compromissos inadiáveis, ao ouvirem os relatos e verem as fotos, ficaram com pena.

sempre ao dispor,
cumprimentos
associação de pais da escola básica do sobral
mozelos, 19 de novembro de 2008

1 comentários:

Anónimo disse...

A minha família tem participado em várias actividadas organizadas pelo CREM e em todas elas sentimo-nos enriquecidos.

Gostamos imenso e aprendemos muito.

O vosso empenho é merecedor de rasgados elogios da nossa comunidade educativa.