Mostrar mensagens com a etiqueta assembleia de crianças. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta assembleia de crianças. Mostrar todas as mensagens
quinta-feira, 25 de setembro de 2014
Temos um novo espaço de informação!
segunda-feira, 9 de junho de 2014
Assembleia de Crianças 2014 - Encerramento
A Assembleia de Crianças encerrou o ano letivo, hoje, no auditório da Tuna Musical Mozelense, com a presença de 300 alunos das escolas básicas, pais, professores, assistentes operacionais, Presidentes de Junta e Diretores de agrupamentos do concelho de Santa Maria da Feira.
Nesta cerimónia destacaram-se 16 dos 23 membros da AC, que agora terminaram o mandato dando lugar aos seus sucessores. Esta sessão foi conduzida pelo presidente da Assembleia de Crianças, David Ribeiro, com a participação do Sr. Presidente da Câmara Municipal, Dr. Emídio Sousa, o Sr. Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Amadeu Albergaria e a Sra. Vereadora do Pelouro da educação, desporto e juventude, Dra. Cristina Tenreiro. Estes, nas suas breves palavras dirigidas ao público, enalteceram a envolvência das crianças na Assembleia de Crianças e na sociedade de forma ativa e participativa.
A Assembleia de Crianças em conjunto com todos os feirenses poderá trabalhar em prol de um concelho melhor.
Esta iniciativa cumpriu os objetivos estipulados e acreditamos que estes pequenos deputados crescem com sentimento de pertença e responsabilização para com o nosso concelho.
quarta-feira, 4 de junho de 2014
segunda-feira, 31 de março de 2014
Assembleia de Crianças – intervenções
A Assembleia de Crianças arregaça as mangas e vai realizar entre os dias 7 e 11 de abril, 6 intervenções para melhorar o concelho de Santa Maria da Feira.
A Assembleia de Crianças é um projeto que visa estimular e promover a cidadania, onde há partilha de opiniões, os intervenientes questionam sobre o seu meio, refletem e debatem temas do interesse da comunidade, que desde 2006 trabalha para a construção de um ambiente onde todos possam conviver democraticamente e permita a participação ativa das crianças nas decisões quotidianas.
O projeto conta com a participação de 12 turmas do concelho, das quais foram eleitos 21 alunos que representam o concelho. As turmas apresentaram problemas existentes no concelho, tendo sido eleitos na última reunião da Assembleia de Crianças, 6 situações que serão agora intervencionadas:
7 de abril – 9h30 – pintura com máscara em bancos de jardim no Largo Sta. Isabel em Argoncilhe;
8 de abril – 9h30 – pintura de parede e equipamentos no parque infantil de Lourosa;
9 de abril – 9h30 – colocação de ninhos e decoração de árvores, no Largo da Igreja em Pigeiros;
9 de abril – 14h30 – pintura do palco com ardósia, no Largo do eleito local em Lobão;
10 de abril – 9h30 – pintura e aplicação de mosaico no Tanque de Sanfins;
11 de abril – pintura do tanque e fonte da Mota em Canedo.
O trabalho levado a cabo, tem a colaboração das Juntas de Freguesia e estão abertas a toda a comunidade que queira participar e apoiar na melhoria do concelho.
terça-feira, 9 de julho de 2013
quarta-feira, 3 de julho de 2013
Já começaram os preparativos...
... para a cerimónia de encerramento do projeto Assembleia de Crianças, a ter lugar na biblioteca municipal de Santa Maria da Feira, no próximo dia 8 de julho de 2013, pelas 21h.
quinta-feira, 27 de junho de 2013
Assembleia de Crianças em Joué- lès-tours
A Assembleia de Crianças parte
amanhã, dia 28 de Junho, para um intercâmbio de cinco dias com o Conseil des
Enfants da cidade geminada Joué-lès-tours, em França. Serão seis, os pequenos
deputados a participar nesta experiência europeia.
O projeto Assembleia de Crianças trabalha em parceria com diversas entidades, entre as
quais esta cidade geminada, existindo desde 2006, partilha
intercultural de experiências e vivências entre as duas cidades.
Depois do intercâmbio, a Assembleia de
Crianças voltará a reunir-se para uma Cerimónia de Encerramento, que irá decorrer
no dia 8 de Julho de 2013, pelas 21h na Biblioteca Municipal, onde será
apresentado a toda a comunidade o trabalho desenvolvido ao longo do ano.
quinta-feira, 30 de maio de 2013
Assembleia de Crianças é projeto inovador
O projeto Assembleia de Crianças foi apresentado no Seminário Internacional de Projetos Inovadores em Educação e Formação, dia 28 deste mês, como representante do concelho no que diz respeito às boas práticas na educação.
Mais informações: Universidade Católica
segunda-feira, 27 de maio de 2013
Assembleia de Crianças no Imaginarius
Os pequenos deputados da Assembleia de Crianças e respetivos familiares integraram o espetáculo Baile das Bicycletas, que encerrou a 13ª edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira.
quarta-feira, 24 de abril de 2013
Assembleia de Crianças: (-1) problema
A Assembleia de Crianças agradece à Câmara Municipal de Santa Maria da Feira a colocação da grade de proteção na EB1 de Sanfins.
Apostar na segurança é uma das nossas prioridades!!
A Assembleia
terça-feira, 26 de março de 2013
Presidentes de juntas participaram na AC
A terceira sessão da Assembleia de Crianças de Santa Maria da Feira ficou marcada pela participação dos presidentes ou representantes das juntas de freguesia de Lobão, Canedo, Lourosa, Argoncilhe e Mozelos, que aceitaram o desafio de ouvir os pequenos autarcas expor as suas preocupações e ajudaram a encontrar soluções para alguns problemas identificados no Concelho.
Dando continuidade à metodologia adotada nas duas primeiras sessões, na terceira Assembleia de Crianças, realizada a 18 de março, no Centro de Recursos Educativos Municipal (CREM), os pequenos autarcas tiveram a oportunidade de expor, aos representantes das suas freguesias, um conjunto de preocupações e possíveis soluções em prol do bem-estar dos cidadãos.
A manutenção dos parques, tanques, fontes públicas e dos buracos das estradas, a implementação de barras de proteção em frente às saídas das escolas e a sinalização das mesmas, a colocação de passadeiras em frente às paragens de autocarro e centros de saúde foram algumas das propostas apresentadas para a resolução dos problemas expostos.
Para além da participação das juntas de freguesia de Lobão, Canedo, Argoncilhe,Lourosa e Mozelos, esta sessão contou com a presença do responsável pela Divisão de Rede Viária e Trânsito da Câmara Municipal, Ângelo Ferreira, que esclareceu as dúvidas dos pequenos deputados.
Incentivar a participação ativa e promover a consciência crítica junto dos mais jovens são objetivos da Assembleia de Crianças de Santa Maria da Feira – um projeto onde as crianças partilham a sua opinião, questionam sobre o seu meio, refletem e debatem temas no âmbito da cidadania.
Dando continuidade à metodologia adotada nas duas primeiras sessões, na terceira Assembleia de Crianças, realizada a 18 de março, no Centro de Recursos Educativos Municipal (CREM), os pequenos autarcas tiveram a oportunidade de expor, aos representantes das suas freguesias, um conjunto de preocupações e possíveis soluções em prol do bem-estar dos cidadãos.
A manutenção dos parques, tanques, fontes públicas e dos buracos das estradas, a implementação de barras de proteção em frente às saídas das escolas e a sinalização das mesmas, a colocação de passadeiras em frente às paragens de autocarro e centros de saúde foram algumas das propostas apresentadas para a resolução dos problemas expostos.
Para além da participação das juntas de freguesia de Lobão, Canedo, Argoncilhe,Lourosa e Mozelos, esta sessão contou com a presença do responsável pela Divisão de Rede Viária e Trânsito da Câmara Municipal, Ângelo Ferreira, que esclareceu as dúvidas dos pequenos deputados.
Incentivar a participação ativa e promover a consciência crítica junto dos mais jovens são objetivos da Assembleia de Crianças de Santa Maria da Feira – um projeto onde as crianças partilham a sua opinião, questionam sobre o seu meio, refletem e debatem temas no âmbito da cidadania.
terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013
Assembleia de Crianças - 2ª reunião de trabalho
No âmbito do projeto Assembleia de Crianças, reuniu na passada segunda feira o grupo de trabalho que teve como momento alto, a entrega dos fundos angariados durante a Terra dos Sonhos, às três corporações de bombeiros do concelho. A Assembleia de Crianças reuniu 450 Euros através da venda de pequenas árvores, marcadores de livros e donativos que foram assim entregues aos comandantes das respetivas corporações. A cerimónia de entrega contou com a presença da Vereadora da Educação, Cultura, Desporto e Juventude, Dra. Cristina Tenreiro.
Obrigado a todas as pessoas que tornaram esta iniciativa possível.
sexta-feira, 21 de dezembro de 2012
Assembleia de Crianças na Terra dos Sonhos
Estamos na Terra dos Sonhos até dia 23 de Dezembro, a realizar uma campanha de angariação de fundos a favor das três corporações de bombeiros do concelho.
Colaborem nesta iniciativa!
quarta-feira, 19 de dezembro de 2012
Assembleia de Crianças - 1ª reunião de trabalho
Esta reunião, que iniciou com sessões de trabalho mais dinâmicas, contou ainda com a presença das corporações de bombeiros de Santa Maria da Feira e Lourosa, com o objetivo de sensibilizar o grupo sobre as funções inerentes a esta atividade.
Da parte da tarde, o grupo de trabalho desenvolveu material que será vendido entre os dias 20 e 23 de dezembro na Terra dos Sonhos, com o objetivo de angariar fundos para as corporações de bombeiros do concelho. Nesta ação, os visitantes deste evento poderão adquirir marcadores de livros com calendário e ilustrações realizadas por alunos do concelho e pequenas árvores.
No final do dia de trabalho, os elementos realizaram ainda uma votação com o objetivo de eleger o presidente, o vice-presidente e o secretário da AC.
Para terminar, o grupo deixou bem presente a importância na mobilização da sociedade em torno desta angariação de fundos, uma vez que se destinam na sua totalidade para associações humanitárias de bombeiros, que tanto dedicam à comunidade.
Assembleia de Crianças angaria fundos para Bombeiros
A Assembleia de Crianças de Santa Maria da Feira vai promover uma campanha de angariação de fundos, entre os dias 20 e 23 de dezembro, das 14h00 às 18h00, no recinto do parque temático Terra dos Sonhos, na Quinta do Castelo. As receitas revertem na sua totalidade para as três corporações de bombeiros do Concelho (Arrifana, Lourosa e Santa Maria da Feira).
Os visitantes da Terra dos Sonhos poderão contribuir com a compra de uma pequena árvore ou materiais construídos no âmbito do projeto Assembleia de Crianças.
A Assembleia de Crianças de Santa Maria da Feira é um projeto que visa estimular o desenvolvimento global da criança; incutir comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diversificadas no âmbito da cidadania; incentivar a participação ativa do individuo na construção do seu "eu" individual e social; e promover uma consciência crítica e ativa nos mais jovens em relação ao seu Concelho.
Os visitantes da Terra dos Sonhos poderão contribuir com a compra de uma pequena árvore ou materiais construídos no âmbito do projeto Assembleia de Crianças.
A Assembleia de Crianças de Santa Maria da Feira é um projeto que visa estimular o desenvolvimento global da criança; incutir comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diversificadas no âmbito da cidadania; incentivar a participação ativa do individuo na construção do seu "eu" individual e social; e promover uma consciência crítica e ativa nos mais jovens em relação ao seu Concelho.
terça-feira, 4 de dezembro de 2012
sexta-feira, 30 de novembro de 2012
AC: Visitas à Assembleia da República
Realizaram-se esta semana as últimas visitas à Assembleia da República, no âmbito do projeto Assembleia de Crianças. Turmas de S. Domingos-Argoncilhe, Sobral-Mozelos, Igreja-Lobão e Mosteirô-Canedo puderam conhecer de perto este espaço da democracia portuguesa. Os alunos foram recebidos e guiados pelo Sr. Deputado Amadeu Albergaria que foi respondendo às diversas questões colocadas ao longo do percurso.
Numa visita para mais tarde recordar, os alunos levaram certamente muitas histórias para contar.











