quinta-feira, 15 de maio de 2008

15 de maio . dia internacional da família

Por proposta da Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1994, o dia 15 de Maio de cada ano assinala o Dia Internacional da Família. Esta iniciativa é uma forma de reconhecer o papel nuclear da família na sociedade e de impulsionar a adopção de medidas no plano nacional e internacional com o fim de melhorar a condição da família.

As famílias adoptam várias formas e sofre diversas transformações, não existindo por isso, um conceito único de família, nem um consenso universal em torno da sua definição. Independentemente de culturas e de famílias variadas é, nela que as pessoas e em especial as crianças, recebem o afecto e o apoio físico e financeiro para sobreviverem.

É facilmente reconhecido por todos nós o papel fundamental que a família desempenha na sociedade; a família é a instituição nuclear da sociedade. É na família que aprendemos os valores que nos hão-de guiar ao longo da nossa vida. É na família que valores como a igualdade, a tolerância e a responsabilidade são mais naturalmente adquiridos. É ainda na família que se aprendem os ideais como reciprocidade, cooperação e solidariedade, tão necessários à formação individual e à coesão social. Cabe à família ensinar, transmitir valores, fazer a ponte entre as várias gerações, no fundo estruturar o verdadeiro desenvolvimento humano.

Na sociedade de hoje, a dimensão que assumem os problemas da educação, do envelhecimento, da tóxico-dependência, da violência doméstica e da pobreza, exigem políticas e planos de acção integrados que fortaleçam a capacidade da família para atender às suas próprias necessidades, e promovam a conciliação entre o trabalho e as responsabilidades familiares.

O Estado e as organizações da sociedade civil devem promover os meios que permitam à família, fazer frente aos problemas da vida quotidiana.

O papel dos pais na educação e na escola, em regime de voluntariado, tem de ser valorizado através de medidas concretas. Não basta que a Constituição e as Leis da República consagrem direitos. É necessário e urgente a sua tradução, adaptação ou integração e regulamentação em sede de Código do Trabalho, por remissão ainda à demais legislação em que as associações de pais e representantes de pais detêm lugares de representação.

É urgente que sejam desenvolvidas acções de formação parental para que as famílias possam participar no processo educativo dos seus filhos. É urgente que sejam desenvolvidas entre outras, acções de educação para a cidadania, para a sustentabilidade, dando passos seguros para a construção de um futuro melhor.


Associação de Pais da Escola Básica do Sobral
Mozelos, 15 de Maio de 2008

0 comentários: