terça-feira, 22 de abril de 2008

dia da terra

3 comentários:

Anónimo disse...

Desde 1970 que os norte-americanos comemoram o Dia da Terra. A data foi criada pelo senador Gaylord Nelson, que realizou, na ocasião, o primeiro protesto contra a poluição nos EUA. A partir da década de 90, a proposta começou a ser divulgada pelo mundo e, hoje, várias iniciativas isoladas aproveitam o dia 22 de abril para pensar sobre as principais necessidades do planeta.

A expectativa do site oficial do Earth Day é a de que as comemorações deste ano - sendo também o Ano Internacional da Terra - sejam as maiores já vistas!!http://ww2.earthday.netode/80

Com foco no aquecimento global, os eventos relacionados à data pretendem apelar as pessoas a ligar para seus representantes, no dia 22, e pedir que sejam tomadas medidas - urgentes e eficientes - que controlem as mudanças climáticas. Os organizadores chamam a manifestação de Call for Climate.

Como desde pequenino...
Nada melhor que os JI's e as Escolas começarem a trabalhar seriamente sobre esta questão.

E aqui o C.R.E.M. tem um grande papel.

Já agora, além do icentivo a recolher pilhas usadas, rolhas, deveria ser incentivado proceder à recolha de papel de jornal e de revistas a troco de material didático ou algo similar.

Um abraço!

Anónimo disse...

Já agora...

Artigo da RTP de elevado interesse:
http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=341397&visual=26&tm=Nacional



As preocupações são muitas quanto ao futuro do planeta

No Dia Mundial da Terra, que se comemora hoje, a humanidade é confrontada com vários alertas. Um dos mais importantes tem a ver com o envio de dióxido de carbono para a atmosfera que está a provocar um aumento da temperatura em todo o mundo.

http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=341397&visual=26&tm=Nacional" \l "#

As notícias sobre o planeta não são as melhores no dia em que se comemora o Dia Mundial da Terra. A temperatura em todo o mundo está a aumentar graças ao dióxido de carbono que os homens enviam todos os dias para a atmosfera.

O alerta chega da comunidade científica que é bem clara ao afirmar que este aumento de temperatura irá provocar até ao ano de 2050 a extinção de milhares de espécies animais.

Mas há mais avisos e todos eles preocupantes. As águas dos oceanos vão subir e provocar grandes inundações em diversos pontos do planeta e daí que muitas das cidades que se encontram em zonas costeiras sejam alvo de risco sério de destruição.

Outro dos alertas que surge neste Dia Mundial da Terra tem a ver com as doenças tropicais que devem aumentar em larga escala e dar origem a um surto de epidemias, mesmo em regiões onde este tipo de doenças já foi erradicado.

Por cá a associação ambientalista Quercus também assinala o Dia Mundial da Terra com alertas para as consequências das alterações climáticas no litoral e inicia a campanha ECOTOUR 2007.

Entre as várias actividades previstas o destaque vai para a que está relacionada com a colocação junto à Ponte D. Luís, no Cais da Ribeira, no Porto, de uma régua gigante com 7 metros de altura por 2 metros de largura com a marcação dos cenários de subida do nível do mar previstos pelos cientistas portugueses e mundiais para as próximas décadas como consequência das alterações climáticas.

Como forma de alerta e sensibilização serão igualmente distribuídos pequenos moinhos de vento com dicas de como poderá cada cidadão contribuir para combater o aquecimento global.

RTP
2008-04-22 10:45:33

Anónimo disse...

“Condomínio da Terra: cuidar das partes comuns” é uma iniciativa Quercus à qual se associa uma empresa corticeira de Mozelos, Santa Maria da Feira. Este projecto visa essencialmente alertar para os problemas ambientais que têm vindo a assumir proporções cada vez mais graves na actualidade, como os fenómenos climáticos extremos, a degradação dos ecossistemas e a subida do nível do mar. O “Condomínio Terra” apresenta-se segundo uma perspectiva de dissolução de fronteiras, apontando soluções e estabelecendo metas de acção.
No âmbito deste projecto foi criado o programa “Green Cork”. Trata-se de uma iniciativa inédita em Portugal, cujo objectivo é promover uma nova prática de reciclagem no nosso país. Com este programa pretende-se atingir uma taxa de 30% de reciclagem de rolhas de cortiça e assim, através do reaproveitamento de um produto com grandes vantagens ambientais, contribuir para a divulgação do mesmo e para a sustentabilidade do sobreiro em Portugal.
O programa “Green Cork” além de permitir a transformação de rolhas usadas em novos produtos, terá também como objectivo o financiamento do programa “Criar Bosques, Conservar a Biodiversidade”, com vista à reabilitação e conservação das espécies que constituem as florestas autóctones, entre as quais o sobreiro.
Como parceira neste projecto pioneiro, a empresa corticeira de Mozelos, Santa Maria da Feira contribui para o projecto “Condomínio Terra: cuidar das partes comuns” ao mesmo tempo que investe na conservação da biodversidade autóctone e promove as vantagens ambientais da utilização de produtos de cortiça.

Esta empresa patrocionou uma actividade da EB1 do Sobral o ano lectivo passado (Baptismo dos Sobreiros que foi a continuidade de uma iniciativa promovida há salvo erro 3 ou 4 anos pelo C.R.E.M. no âmbito dos Sábados para a Família - Abril Familias Jardineiras em que na EB1 do Sobral foram plantados sobreiros e também foi construído um galinheiro)


Participe: promova a reciclagem das rolhas de cortiça!
Divulgue a iniciativa!

Mais sobre a iniciativa: http://earth-condominium.com/port/green.